09 abril 2025

[Opinião] A IPB, confessionalidade e o cuidado com espantalhos

Por Ewerton B. Tokashiki 

Quando você ouvir ou ler um pastor ou qualquer oficial da IPB Ihe advertindo sobre "colocar a nossa confessionalidade acima do evangelho", lembre-se que no capítulo I "Natureza, Governo e fins lgreja", o artigo 1º. declara que "a lgreja Presbiteriana do Brasil é uma federação de igrejas locais que adota como única regra de fé e prática as Escrituras Sagradas do Velho e Novo Testamentos e como sistema expositivo de doutrina e prática a sua Confissão de Fé e os Catecismos Maior e Breve; rege-se pela presente Constituição; é pessoa jurídica, de acordo com as leis do Brasil, sempre representada civilmente pela sua Comissão Executiva e exerce o seu governo por meio de concílios e indivíduos, regularmente instalados"[1].

Não colocamos a nossa confessionalidade acima das Escrituras. Bem como não desprezamos os nossos Padrões de Fé por crer somente nas Escrituras, pois aceitamos que a CFW e os Catecismos Breve e Maior é o "sistema expositivo de doutrina e prática" fielmente extraídos da Bíblia. Apesar da limitação cognitiva ou mera desonestidade de alguns não entenderem isso.

Espera-se e exige-se fidelidade bíblica e honestidade confessional para ser um oficial presbiteriano. Sejamos honradamente, sem espantalhos e sem mentiras, sejamos fiéis em nossos votos e em nossa palavra. A Palavra de Deus nos adverte que "não mintam uns aos outros, uma vez que vocês se despiram da velha natureza com as suas práticas e se revestiram da nova natureza que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que a criou."(Cl 3.9-10). Que o SENHOR Deus nos preserve em seu temor e santidade.


Fonte: Instagram


0 comments:

Postar um comentário